Como evitar a queda de cabelos

Você pode evitar a queda de cabelos usando tratamentos caseiros. Mas, antes de tudo é sempre bom investigar as causas das perdas de fios. Elas podem ter uma origem mais preocupante que exige um tratamento mais profundo.

Tanto mulheres quanto homens se preocupam com a queda de cabelos. E devemos nos preocupar mesmo! Principalmente quando ela ocorre de maneira constante e intensa. O mais importante é sempre ir atrás da causa do problema.

É normal perdemos alguns fios todos os dias. O problema é quando a quantidade aumenta muito. Você já reparou o quanto de cabelos fica na sua mão ao lavá-los? Ao escová-los? Ao passar o secador?

Se for uma quantidade muito acima do normal, é bom buscar a ajuda de um médico dermatologista e fazer uma investigação mais aprofundada.

O que fazer para evitar a queda de cabelos

Como evitar a queda de cabelos

Alguns procedimento simples no seu dia a dia pode ajudar a evitar a queda de cabelos. Algumas dicas seriam as seguintes:

Evite dormir ou prender os cabelos ainda molhados

Você pode lavar os cabelos todos os dias sem problemas, mas tenha em mente que você não deve dormir com os fios ainda úmidos ou então prendê-los. Se necessário, use um secador mesmo com uma temperatura mais baixa. Prender os fios ainda molhados pode ajudar no desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar lesões no couro cabeludo e danos na raiz dos fios.

Cuide bem da sua alimentação

A sua alimentação influi diretamente na saúde dos seus cabelos. É importante ingerir alimentos ricos em proteínas e vitaminas. As vitaminas A, D, B3 e B7 são encontradas em alimentos como frutas e vegetais, oleaginosas, dentre outros.

Evite o uso de química no cabelo

Os produtos químicos podem ajudar a alisar e deixar os nossos cabelos mais bonitos, mas agridem demais os fios. Em muitos casos, o excesso de química pode danificar a raiz e causar a queda de cabelos.

Procure não usar bonés e chapéus por períodos muito prolongados

Chapéus e bonés abafam o couro cabeludo e o ambiente úmido é propício para o aparecimento de fungos que podem causar problemas como a caspa e também provocar lesões que geram a queda de cabelo. Se estiver com os cabelos molhados, não deve usar este acessório em nenhuma hipótese.

Evite situações de estresse

Para evitar a queda de cabelos é fundamental tentar diminuir as situações de estresse. Ele é sem dúvida uma das maiores causas de perda de fios. O estresse interfere em todo o seu corpo. Procure sempre tentar separar um tempo para se cuidar e relaxar. Se preciso, procure ajuda médica. Não é vergonha para ninguém.

Veja: Tratamento caseiro para estresse

O que causa a queda de cabelos?

Como evitar a queda de cabelos

São várias as causas da queda de cabelos. Por isso é necessário investigar a causa do problema para que se possa fazer o tratamento adequado. Algumas das principais causas são:

  • Doenças da tireoide
  • Deficiência de vitaminas e minerais
  • Doenças infecciosas
  • Doenças autoimunes
  • Uso de determinados medicamentos
  • Problemas emocionais
  • Hereditariedade
  • Problemas hormonais

Tratamentos caseiros para evitar a queda de cabelos

Existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a tratar a queda de cabelos. Porém, acredita-se que eles não sejam muito eficientes.

Tratamento caseiro com babosa

Aqui no site já falamos sobre a babosa. Ela só traz benefícios para os cabelos e tem propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar bactérias e fungos. Não existe comprovação sobre ela evitar a queda de cabelos, porém não custa tentar. Basta aplicar a polpa da babosa nos cabelos e deixar agir por pelo menos seis horas. Lave os cabelos normalmente em seguida.

Uma outra substância usada no tratamento para queda de cabelo é a latanoprosta. Muito usada em colírio para glaucoma, ela acabou se transformando em medicamento para resolver problemas capilares. Porém para usar esta substância, somente com prescrição médica.

Leia também: Já conhece o Hairloss Blocker para tratar a queda de cabelos?

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.